you're reading...
Canadá, Cotidiano, Ottawa-Gatineau, Viagens

Uma rotina interessante…

DSCN5862

Olá meus amigos. Sabadão chegando e eu me preparando para completar minhas lições de casa. Ehhh, vida de estudante tem dessas coisas. 🙂

Mas antes disso, gostaria de compartilhar com vocês um pouco da minha rotina nessas quase duas semanas em que estou morando aqui.

Primeiramente começo o blog com uma foto que tirei em frente à entrada para o parlamento em Ottawa. Pego o ônibus em frente. Meio chato conviver com essa vista todos os dias, mas até que é legal. 😀

Bem, começo o dia em torno de 8h da manhã, já com o ritual pós-sono que qualquer ser humano conhece. Só que aqui tem outro, o de olhar a previsão do tempo para o dia e o de se agasalhar antes de sair de casa. A rotina de olhar a previsão nem precisou virar hábito, já que apenas substitui o hábito de olhar o tráfego de São Paulo todos os dias pela manhã quando ia para o trabalho. Saíndo de casa, pego o ônibus e me encaminho para a escola. Durante esse percurso o interessante é que 90% das pessoas dentro do ônibus se comunicam em Francês. Atravessando a ponte e descendo em direção a escola, parece que estou em outro país, pois a coisa muda. 90% das pessoas na rua falando Inglês e 10% Francês. Viver isso é muito interessante, mesmo para uma pessoa que entende pouquíssimas palavras em Francês, como o indivíduo que vos escreve nesse momento.

Na escola, “only english”. Alguns até se arriscam em outros idiomas, mas são rapidamente advertidos. Se estão aqui para aprender o Inglês, não tem porque dentro da escola ficarem se comunicando em outro idioma, não é verdade?

Na escola fico das 9h30 às 15h, direto com pausa de 1h para almoço.

Depois, tem dias que tô com vontade e saio pelas ruas de Ottawa conhecendo alguns lugares. E tem vários e interessantes. Quem um dia tiver oportunidade, vale a pena vie para conhecer.

Bem, minha rotina é essa e alguns devem estar se perguntando o que tem de interessante? Bem, digo que o interessante é viver essa divergência de cultura dentro de um mesmo local. No Brasil vivemos isso viajando pelas regiões desse nosso querido país, mas o que vivo aqui é um pouco diferente. Viver todos os dias com pessoas falando idiomas com origens diferentes em um mesmo local, é algo inédito para mim e extremamente interessante. Sem falar nos hábitos das pessoas que moram em Gatineau e Ottawa também serem um tanto quanto diferente. Mas sobre isso escreverei um novo post quando tiver a experiência suficiente para tal.

Fico por aqui e deixo para vocês mais uma foto escolhida a dedo. Esta é uma foto do jardim da frente do parlamento. “Enjoy it!”

DSCN5840

Um grande abraço e fiquem todos com Deus!

Anúncios

Sobre Edwagney Luz

Consultor em Tecnologia da Informação. Especialista em Qualidade e Teste de Software. Empreendedor, Pesquisador, Professor e Palestrante. Sócio na Qualyx Educação e Tecnologia. Head em Qualidade e Teste de Software no UBS Brasil. Graduado em Ciência da Computação pela PUC Goiás. Pós-graduado em Engenharia de Software pela Unicamp, Gerenciamento de Sistema de Informação pela PUC Campinas. MBA em Gestão da Tecnologia da Informação pela FIA-USP. Assuntos de interesse: Administração e Negócios, Empreendedorismo, Liderança e Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico, Governança de TI, Auto-Conhecimento, Coaching.

Discussão

6 comentários sobre “Uma rotina interessante…

  1. Mas que beleza! Desse jeito vai se tornar um verdadeiro “troglodita” (hihihihihi). Foi para aprender inglês e vai voltar expert em francês também.

    Aproveite bastante por aí, porque o a vida por aqui está exatamente como vc deixou. Não digo o mesmo do seu apartamento, mas o resto sim! =)

    Beijão

    Curtir

    Publicado por Janaine | outubro 24, 2009, 14:49
  2. Edy, meu querido, estamos todos aqui com saudades, mas felizes em saber que está tudo bem contigo. Eu, Rejane e a Tatá estamos hoje no Guarujá, comendo um peixinho e tomando um suco em sua homenagem 😀

    Curtir

    Publicado por Tulius Lima | outubro 24, 2009, 21:36
  3. Viver esse choque cultural é muito interessante quando estamos abertos para conhecer e lidar com as grandes diferenças culturais que temos com outros povos.

    Assim que me formei fui morar em Genebra na Suíça. Era interessante pq passei o primeiro mês achando que eu vivia em um filme de Hollywood de tanta riqueza que eu via ao meu redor.

    O difícil foi o retorno ao Brasil quando fui trabalhar em São Paulo próximo a estação República. Choque cultural na veia.

    Vc vai ver na sua volta o quanto irá estranhar. Principalmente o fato de as coisas não funcionarem direito por aqui ou de as pessoas não respeitarem muitas vezes a lei. Mas de qq forma esse é o nosso Brasil, com todos os defeitos que tem. Nosso país é sempre como nossa família, cheio de defeitos, mas nunca aceitamos que alguém de fora fale mal.

    Te desejo boa sorte por aí e vou acompanhando daqui sua “aventura” por aí.

    Abs,

    Ricardo.

    Curtir

    Publicado por Ricardo Silva | outubro 25, 2009, 19:46
  4. Grande Ed, não tivemos oportunidade de nos despedir, mas vc sabe que torço muito por você. 🙂 Só não demora muito para voltar, senão a saudade fica muito grande e seremos obrigados a visitar vc ai em Ottawa.

    Não esquece de atualizar o blog pois estamos acompanhando. 🙂

    abs,

    MM

    Curtir

    Publicado por Marcelo Minutti | outubro 29, 2009, 18:48
    • Pois é meu grande amigo Minutti. Não tivemos essa oportunidade, mas quando voltar vamos fazer ela acontecer. Seja em São Paulo, Brasília ou Goiânia. Precisamos é fazer acontecer.
      Sobre o Blog, irei atualizá-lo sempre, fique tranquilo. 🙂
      Um grande abraço meu amigo!

      Curtir

      Publicado por edwagney | outubro 29, 2009, 19:18

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autor


Consultor em Tecnologia da Informação. Especialista em Qualidade e Teste de Software. Empreendedor, Pesquisador, Professor, Palestrante. Sócio na Qualyx Educação e Tecnologia. Head em Qualidade e Teste de Software no UBS Brasil. Graduado em Ciência da Computação pela PUC Goiás. Pós-graduado em Engenharia de Software pela Unicamp, Gerenciamento de Sistema de Informação pela PUC Campinas. MBA em Gestão da Tecnologia da Informação pela FIA-USP.

Assuntos de interesse: Administração e Negócios, Empreendedorismo, Liderança e Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico, Governança de TI, Auto-Conhecimento, Coaching.

Artigos

outubro 2009
S T Q Q S S D
« jul   nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Twitter

Follow Edwagney Luz on WordPress.com
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: