you're reading...
Vancouver, Viagens

Um pouco mais de cultura!

Perguntas e comentários não param de chegar, e vocês imaginam o bem que isso faz quando se está sozinho, longe de casa, da família e dos amigos. Principalmente quando seu próprio aniversário está batendo à porta. Mas, escolhas são escolhas e a decisão foi minha. Adianto que não me arrependo em hipótese alguma, e faria novamente, tenham certeza disso. Ainda mais depois da quantidade de recados que tenho recebido. 😀

Pois bem… Vamos ao que realmente interessa.

É mais do que óbvio que estou me deparando com uma série de coisas inéditas em relação à cultura local. Primeiro que as casas aqui possuem um estilo europeu e não deve ser atoa que aqui se chama Vancouver BC (British Columbia), ou seja, uma cidade da província canadense de Columbia Britânica. É uma cidade com população que gira em torno de 550 mil habitantes e fica localizada na costa do Oceano Pacífico. A grande maioria das casas são de madeira, para não dizer todas, pois até agora não vi nenhuma que seja de alvenaria. Isso pelo fato do frio que faz aqui, conforme mencionei no texto anterior. Em geral essas casas não possuem muros ou as que possuem, os tem, porém baixos e com cerca viva. Portão nas casas é algo que raramente vejo e os carros ficam nas garagens totalmente abertas. As casas, geralmente são identificadas pelo número e pelo nome da família que ali mora. Um exemplo é onde estou e possui as seguintes informações: Número, nome da família (no caso “The Carrs”) e ainda se na casa animais de estimação são ou não bem vindos. É isso mesmo, tem um adesivo na porta dizendo: “Sim, gostamos de animais de estimação. Eles aqui são bem vindos!”.

No interior das casas, são totalmente carpetadas e isso faz com que o frio fique isolado do lado de fora. Lixo, somente para produtos recicláveis como papel, plástico e etc. Lixo orgânico é jogado na pia da cozinha, onde abaixo do ralo possui uma espécie de triturador que destrói tudo o que passa.

Outra coisa que me chamou a atenção no meu primeiro dia aqui. Estava cansado da viagem e quando entrei em casa, me perguntaram se estava com fome, sede ou se queria alguma coisa. Disse que queria um pouco de água e já de cara comecei a tentar achar o filtro. Cadê o filtro? Mostraram-me onde ficam os copos e me apontaram para a torneira. Isso mesmo, torneira. Como marinheiro de primeira viagem e como a sede tava grande, peguei copo e bebi água da torneira mesmo. Achei aquilo estranho, mas, bebi. E detalhe, água gelada. Também pudera, do lado de fora estava fazendo 0 grau. Abrindo um parêntesis, todas as torneiras possuem dois estágios, um de água quente e outro para água fria.

Pois bem. Passado o primeiro dia, lá estou eu na escola e começam a fazer as apresentações da estrutura da escola, regras, instalações e etc. Em um determinado momento, a diretora da escola virou e disse: “Se quiserem água, podem pegar da torneira. É estranho para muitos aqui, eu sei, mas a água que sai da torneira é filtrada.”. Entenderam porque não tem filtro? E detalhe, aquele gosto de cloro (e outras coisas mais) que estamos acostumados no Brasil, não existe aqui não. E se existe, esconderam muito bem. 🙂

Bem, por hoje é só. Preciso descansar um pouco, pois a semana não foi lá muito tranqüila. As aulas estão cada vez mais puxadas. São três blocos de 2 horas cada, por dia, sendo que o primeiro começa às 11h, o segundo as 13h30 e o terceiro às 16h, totalizando 6 horas com 30 minutos de intervalo entre cada bloco. Estavam achando que a vida aqui seria mole? Não é bem assim não. São férias, mas tem trabalho também. Confesso que tem um certo prazer nisso, mas não está mole não. Porém esse é um assunto para o próximo texto. Afinal, o sono ta batendo e o final de semana chegando, e junto uma série de atividades me aguarda.

A propósito e para matar a curiosidade de muitos, as fotos acima são da casa onde estou “morando”.

E aguardem, porque vem aí as primeiras fotos da viagem.




Mas para os mais apressados, uma pequena amostra do que está por vir.


Salute!!!

And have a good weekend!

Anúncios

Sobre Edwagney Luz

Consultor em Tecnologia da Informação. Especialista em Qualidade e Teste de Software. Empreendedor, Pesquisador, Professor e Palestrante. Sócio na Qualyx Educação e Tecnologia. Head em Qualidade e Teste de Software no UBS Brasil. Graduado em Ciência da Computação pela PUC Goiás. Pós-graduado em Engenharia de Software pela Unicamp, Gerenciamento de Sistema de Informação pela PUC Campinas. MBA em Gestão da Tecnologia da Informação pela FIA-USP. Assuntos de interesse: Administração e Negócios, Empreendedorismo, Liderança e Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico, Governança de TI, Auto-Conhecimento, Coaching.

Discussão

9 comentários sobre “Um pouco mais de cultura!

  1. Pô Ed… Nem chegou na casa do povo e já tá bebendo todas. 🙂
    abs,
    MM

    Ps. Coloquei um link para o seu blog no Tecnozilla..

    Curtir

    Publicado por Marcelo Minutti | fevereiro 23, 2008, 21:51
  2. Hey…
    Desejamos a você muitas felicidades, boa sorte, que você curta bastante todos os momentos de sua viagem… Te Adoramos… Parabéns e que Deus te abençõe nesse dia especial e pelos vários anos que ainda estão por vir…
    Mãe, Dayse e Edwarzim

    Curtir

    Publicado por Edward | fevereiro 24, 2008, 14:08
  3. Oi amigoooooo…
    PARABÉNS!!!
    MUITAS FELICIDADES !!!
    SUCESSÃO PRÔ CÊ ! 🙂
    Beijim
    Gi e Claiton …

    Curtir

    Publicado por Anonymous | fevereiro 24, 2008, 19:34
  4. Ed…

    Sei que vc não pode acompanhar.. mas o jogo do MENGÂO foi demais…
    Fiquei com dó dos botafoguinhos.. fazer o que… (um grande abraço GI)
    Cara… vc sabe que dia é hoje.. dia 24…o numero é meio sugestivo…
    Mas velhimho… bem velhinho mesmo…uma grande feliz aniversário canadense… que Deus de abençoe hoje e sempre…
    Que vc continue esse amigo inigualável. Feliz aniversário

    Marco Aurélio e Rosane

    Curtir

    Publicado por Anonymous | fevereiro 24, 2008, 20:19
  5. MEEEEEEEEEENGOOOOOOOOOOOO… CAMPEÃO DE NOVO…. Que jogo emocionante até o final… Tardelli deu o título ao Mengo com um golaço… passei o telefone correndo pra mamãe e acabei me esquecendo de te avisar… pensa numa garganta que ficou rouca de tanto gritar no segundo gol ?? Estádio do Maracanã 2/3 era da Nação Rubro Negra… tinha que deixar um pedacinho pra torcida do foguinho pq senão eles iam chorar né ?? Hehehe…
    RAÇA, AMOR E PAIXÃO.. OH MEU MENGOOOO…

    Curtir

    Publicado por Edward | fevereiro 24, 2008, 23:56
  6. E ai maninho Parabéns e muita felicidade… Que seja mais um ano fantástico em sua vida. abs.

    Minutti e Lola

    Curtir

    Publicado por Marcelo Minutti | fevereiro 25, 2008, 09:41
  7. oi amigo Ed,
    Nao esqueci do seu aniversário… Te inclui nas minhas oraçoes como sempre faço… PARABENS AMIGAO!! quando chegar ganha um abraço pessoalmente, so nao sei se será apertado, porque a barriga está impedindo contatos mais próximos… O Rafael e o Sandro mandam um abraçao para vc, companheiro de vitória do mengão… Mas que cerveja grande, hein? Já ta enfiando o pé na jaca? Muito legal suas observaçoes sobre o mundo civilizado… um pouco de civilizaçao nao faz a ninguém..
    Te escrevo mais depois… Um big beijo!!!

    Curtir

    Publicado por Paty | fevereiro 27, 2008, 20:47
  8. Oi amigoooooooo …
    Deve tá enrolado por aí, né??
    VC SUMIUUUUUUUU :):)
    Então, passei aqui pra te contar que o curso de gastronomia é muito bom. MAS PENSE NUM NEGÓCIO QUE CANSA!!! 🙂
    Nas aulas práticas ficamos 3hs em pé na ralação: faz comida, lava, enxuga … blá blá !!! :):)
    Mas ainda assim está sendo bom….
    Beijim

    Curtir

    Publicado por Gisele | fevereiro 28, 2008, 08:28
  9. Agora sim, Ed!

    Tava faltando um copão de cerveja! 😀

    Meu amigo, estou muito feliz pela experiência que vc está tendo ai.
    Chegando aqui, vai ter muito assunto como desculpa pra gente beber todas!

    []s

    Curtir

    Publicado por Leonardo | março 3, 2008, 21:30

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Autor


Consultor em Tecnologia da Informação. Especialista em Qualidade e Teste de Software. Empreendedor, Pesquisador, Professor, Palestrante. Sócio na Qualyx Educação e Tecnologia. Head em Qualidade e Teste de Software no UBS Brasil. Graduado em Ciência da Computação pela PUC Goiás. Pós-graduado em Engenharia de Software pela Unicamp, Gerenciamento de Sistema de Informação pela PUC Campinas. MBA em Gestão da Tecnologia da Informação pela FIA-USP.

Assuntos de interesse: Administração e Negócios, Empreendedorismo, Liderança e Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico, Governança de TI, Auto-Conhecimento, Coaching.

Artigos

fevereiro 2008
S T Q Q S S D
« dez   mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829  

Twitter

Follow Edwagney Luz on WordPress.com
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: