you're reading...
Cotidiano, Política

Corrupção ou Necessidade?

Hoje lí um texto que falava sobre a corrupção e concordo em gênero, número e grau, porém na minha opinião está longe de ser aplicado no Brasil. Infelizmente.

Corrupção é o ato de adulterar, de corromper, estragar. Atualmente muito intimamente ligado aos políticos, porém, como o texto explana muito bem, nós todos cometemos corrupção. É isso mesmo, todos nós e acredito que sem excessão… 😦

Quando sonegamos impostos, tentamos ganhar vantagem colocando um produto de má qualidade e vendendo como de boa qualidade, quando compramos produtos falsificados, quando cmpramos produtos que sabemos que foram roubados de alguém, e por aí vai … A lista é extensa … Olhando o texto ao pé da letra é bonito, exemplar; Olhando essa extensa lista corruptiva, nos faz pensar duas vezes antes de cometer algo nesse sentido. Entretanto, aplicando-se esse texto a um país como o Brasil, vejo distanciar a solução para esse problema. Basta fazermos algumas indagações: Como não sonegar imposto em um país que se tem a maior carga tributária do mundo? Enquanto o sistema público de saúde está falido, não existe malha viária decente, seurança pública digna de piada, sistema de ensino público totalmente falido e praticamente inexistente. Como dar valor para um governo que não reverte esse mesmo valor em prol da sociedade que além de fazer esse repasse é obrigada a reverte o que lhe resta para suprir as necesidades que o governo deveria oferecer? Espero que não seja somente eu que pensa assim, pois seria lindo se todos não sonegassem impostos, mas seria mais lindo ainda se o governo fizesse com o dinheiro o que deve realmente fazer.

O pensamento é simples … Não repasso, sonego … Em contra-partida o que eles deveriam administrar, eu administro melhor que ele. Porque então passar pro lado de lá. Eu preciso e meu país não dá … então faço eu mesmo a função que ele deveria fazer por mim. Duro? Não. Realidade de um povo machucado de tanto descaso.

Recentemente fui assistir a uma sessão de cinema aqui em São Paulo … Garanto que vou demorar muito tempo para entrar em outra, pois o valor gasto foi quase 10 vezes mais do que gastaria se esperasse alguns dias e comprasse diretamente da TV a Cabo, ou 5 vezes mais do que alugasse em uma locadora. Tive a certeza do motivo pelo qual se falsifica tantas carteiras de estudantes … É claro, está na cara e ninguém vê, aliás, ninguém enxerga e não faz nada. Pagar R$18,00 por menos de duas horas de projeção … É um absurdo. Mas … Somos um povo humnilde e pacato … Não é o que dizem? Eu digo outra coisa: Humilde e pacato, não é sinônimo de aceitação e acomodação.

Como sempre, as pessoas nesse país resolvem os problemas da maneira mais fácil, não a mais correta e definitiva. Existem “n” formas de se resolver dessa forma, mas os grandes não querem abrir mão. Os pequenos não fazer por onde pressionar e estamos conversados … Meu dinheiro não é capim para dar para qualquer ruminante mastigar. É suado e sei o que faço com ele, apesar de sempre ter que prestar conta do que faço ao governo, que não presta as contas dele para comigo e quando presta é sempre através de denuncias de corrupção.

Mudar é possível? Perfeitamente. Como?
Consciência, para não cometermos no futuro os mesmos erros do passado, afinal somos seres humanos;
Respeito, para com as pessoas dessa imensa nação Brasíleira e para o próximo. É aquele que está ao seu lado, conhecido ou não;
Verdade, para o que se diz e faz;
Comprometimento, com o que se propôe a fazer;
Direito de cobrar, porém antes o dever de cumprir o que se promete;
E por último, Humildade para tratarmos o próximo como gostaria de ser tratado.

No Brasil, mudar é possível?
Consciência: população analfabeta política e economicamente;
Respeito: população sem condições básicas de vida e higiene, morrendo de fome e frio. Ganhando menos do que o suficiente para sobreviver … E sobrevivem;
Verdade: a cada dia mais denúncias de desvios de verbas de educação, saúde, segurança. Denuncias de corrupção no alto escalão do governo, etc, etc;
Comprometimento: obras faraônicas inacabadas, justiça inexistente, legislativo desmoralizado, executivo incompetente;
Direitos e deveres: Rodovias esburacadas, céu despensando, educação falida, saúde em fase terminal. Altos impostos;
Humildade: A educação está bem, saúde pública nunca funcionou melhor, operação tapa-buracos, não existe crise no setor aéreo, e por aí vai.

Deixo a resposta acima a cargo de vocês, mas por favor, não aja com o emoção. Seja crítico. Não sou o dono da verdade e ninguém será. Respondam ao questionamento, porém, usem a razão e não a emoção.

Por hoje termino por aqui dizendo que ainda faltou falar das crianças sem futuro e dos idosos dem dignidade. Poderia passar a noite toda escrevendo, mas a intenção não é escrever livro e sim tentar fazer com que aqueles que, por algum motivo entrarem aqui, ter um certo pensamento crítico em relação aos acontecimentos e à tudo o que lê. Talvez assim, possamos começar a mudar alguma coisa nesse país. Se é certo ou não, não posso decidir, mas estou fazendo a minha parte.

Se não achar que nada do que leu acima é aproveitável, pelo menos reflita sobre a frase:

“O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons!”
Martin Luther King

Abraços e até a próxima!

Anúncios

Sobre Edwagney Luz

Consultor em Tecnologia da Informação. Especialista em Qualidade e Teste de Software. Empreendedor, Pesquisador, Professor e Palestrante. Sócio na Qualyx Educação e Tecnologia. Head em Qualidade e Teste de Software no UBS Brasil. Graduado em Ciência da Computação pela PUC Goiás. Pós-graduado em Engenharia de Software pela Unicamp, Gerenciamento de Sistema de Informação pela PUC Campinas. MBA em Gestão da Tecnologia da Informação pela FIA-USP. Assuntos de interesse: Administração e Negócios, Empreendedorismo, Liderança e Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico, Governança de TI, Auto-Conhecimento, Coaching.

Discussão

Um comentário sobre “Corrupção ou Necessidade?

  1. Invasão nenhuma,
    sinta-se a vontade e obrigada por comentar…
    mas fiquei curiosa,
    que texto você leu que você “precisava” ler????

    Bom restinho de semana

    beijos

    Curtir

    Publicado por Dani | agosto 22, 2007, 13:19

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autor


Consultor em Tecnologia da Informação. Especialista em Qualidade e Teste de Software. Empreendedor, Pesquisador, Professor, Palestrante. Sócio na Qualyx Educação e Tecnologia. Head em Qualidade e Teste de Software no UBS Brasil. Graduado em Ciência da Computação pela PUC Goiás. Pós-graduado em Engenharia de Software pela Unicamp, Gerenciamento de Sistema de Informação pela PUC Campinas. MBA em Gestão da Tecnologia da Informação pela FIA-USP.

Assuntos de interesse: Administração e Negócios, Empreendedorismo, Liderança e Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico, Governança de TI, Auto-Conhecimento, Coaching.

Artigos

julho 2007
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Twitter

Follow Edwagney Luz on WordPress.com
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: