Tinha que ser na véspera de Carnaval pra aparecer???
Bem, entrei nas últimas semanas desse meu projeto de vida. Morar alguns meses fora do meu país. E dando continuidade aos passeios e relatos, hoje irei comentar sobre o Canal Rideau.
Este canal começou a ser construído em 1812 com fins militares com a intenção de promover um abastecimento seguro e uma rota de comunicação entre Montreal e a base naval britânica em Kingston, privíncia de Ontário. O trajeto desse canal parte a oeste de de Montreal, seguindo ao longo do Rio Ottawa até Byton (hoje cidade de Ottawa) e então a sudeste do canal de Kingston saíndo no lago Ontário. Essa construção foi concluída em 1832 a um custo total de £822,000. (fonte wikipedia)
Após esse breve histórico desse canal, hoje ele é usado apenas com finalidades turísticas. No verão diversas embarcações oferecem passaeios turísticos por Ottawa e algumas oferecem viagens entre Ottawa e Kingston.
A foto acima tirei quando acabei de chegar am Ottawa. Ainda era outono e as águas não estavam congeladas. Porém a temporada de passeios aquáticos já estava encerrada, pois o frio já mostrava sinal de vida. Mas dá pra se ter uma noção de como fica antes da chegada do gelo.
Por falar nisso, quando realmente chega o inverno esse cenário muda. O canal começa o processo de congelamento e toda a cidade aguarda a abertura para que a população adentrem com seus patins e comecem a aproveitar desse belo cenário. Confesso a vocês que a primeira vez a gente fica com um pouco de receio, afinal isso é um “rio”, que condensou. Mas enfim, depois da primeira vez e algumas quedas, a gente pega o jeitão da coisa e daí para frente é só diversão.
Infelizmente patinar aqui não é como em uma arena, onde o gelo é liso. Aqui precisa-se tomar um pouco mais de cuidado, pois qualquer deslise, a queda é inevitável. Nessas horas agradeço por ter sido uma pessoa que sempre gostou de esportes e quedas sempre fez parte do meu curriculo. Isso ajuda pra caramba quando se está sobre duas laminas de aço e em baixo um imenso e escorregadio bloco de gelo. Saber cair nessas circunstâncias, ajuda bastante no sucesso do aprendizado. 😀
A propósito, pareço estar triste aqui??? Um pouco de frio talvez, mas tristeza, jamais… Aliás, criança gosta de tudo que é perigoso e ainda acha graça… hehehe 🙂
Hoje mesmo acabo de chegar desse imenso bloco de gelo que percorre a cidade de Ottawa. Essa foto, por exemplo, acabou de sair do forno, ou melhor, do frigorífico e foi direto para o blog.
Finalizo mais esse post, com mais duas imagens desse belo cenário da cidade de Ottawa.
A primeira uma fotografia registrada de dentro do canal.
E a segunda registra a mesma posição que a foto postada no início desde blog. Quanta diferença… 🙂
Espero que tenham curtido mais esse post, e prometo que em breve volto com mais um pouco sobre essa minha viagem, comentando um pouco do Winterlude (festival de inverno do Canadá).
Um grande abraço!
Ed!!!
Oi Ed,
Estou adorando acompanhar suas aventuras…mas que bom que está quase voltando! Sendo assim, seja bem vindo de volta à terrinha. Talvez até dê tempo de vc chegar e se aventurar em mais uma Festa da Fantasia!!! Rsrsrs….dia 25 de abril, viu?!?!
Grande beijo pra vc
CurtirCurtir
Oi minha querida… 🙂
Saudades suas… Tudo bem contigo?
Que bom que está gostando… Daqui até o final da viagem publicarei mais… hehehe
Olha só, a passagem já está marcada e certamente dia 25 de Abril estarei no brasil sim… Quem sabe dessa vez não vá te fazer companhia nessa festa… 😉
Deu saudade, já que a última que perticipei já tem uns bons anos… hehehe
Grande beijo!!!
CurtirCurtir