Foco

Gostaria de tecer alguns comentários sobre esse interessante assunto.

Não sei se é de conhecimento de todos, mas a poucos dias começou a ser exibido o programa O Aprendiz, com o empresário Roberto Justus na TV Record. Longe de mim fazer propaganda, mesmo porque não ganho nada com isso, mas esse programa vale a pena seguí-lo. Particularmente creio que 10% do que ocorre é meio que sensacionalismo, porém 90%, um percentual considerável, considero que são fatos reais e perfeitamente possível de ocorrer com qualquer um no mercado de trabalho.

Focando novamente no assunto, em certa prova do programa as equipes deveriam concretizar uma necessidade em uma comunidade de São Paulo. Ambas as equipes foram a campo, estudaram, entrevistaram e identificaram as necessidades, porém uma delas seguiu por um caminho que resultou na demissão de seu líder. Tudo pela simples falta de foco. Fizeram um trabalho exemplar, o que a comunidade disse que faltava, eles conseguiram, porém não concretizaram. Estranho ??? Observem a sequencia abaixo:

A comunidade precisava de um equipamento para montarem uma estação de rádio: A equipe conseguiu.

A comunidade precisava de computadores: A equipe conseguiu.

A comunidade precisava de uma brinquedoteca: A equipe conseguiu alguns poucos brinquedos, mas conseguiram.

Enfim, sem estender muito a sequência, eles conseguiram tudo, porém o foco deveria ser, concretizar uma necessidade da comunidade. Isso estava escrito no dossiê, estava claro, porém não focaram no mais importante de tudo, as regras. Conseguiram o equipamento da rádio, porém não se preocuparam em ativá-la. Eles conseguiram computadores, porém não montaram a sala com os computadores. Eles conseguiram alguns poucos brinquedos, porém longe de serem brinquedos suficientes para se montar uma brinquedoteca. Fizeram, muito, porém não acabaram nada.

A reflexão sobre tudo isso está no fato de não conseguirmos dividir os problemas em partes e resolver cada uma delas em separado. A partir do momento que conseguirmos isso, certamente conseguiremos focar em algo e realmente concretizar a solução desse problema.

Para a solução de qualquer que seja o problema, precisamos deixar claro que existem dois focos: Um no problema e outro na solução.

Qual deles vocês escolhem???

Abraços e até a próxima!

Autor: Edwagney Luz

Tenho perfil inquieto. Estudante de música e gastronomia. Adepto de esportes de aventura onde procuro lugares incomuns para obter novas experiências e aprendizados. Assim, me tornar uma pessoa e um profissional melhor a cada dia. Mais de 20 anos atuando com tecnologia aplicado aos mercados de Telecom e Financeiro. Graduado pela PUC Goiás, Pós-Graduado pela Unicamp e MBA pela FIA Business School. Larga experiência em Qualidade e Teste de Software e RPA(Robotic Process Automation), atuando em consultoria, implementação e governança. Atualmente é sócio-proprietário da Qualyx Tecnologia e Head de QA do UBS BB.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s