Nem tudo é o que parece…

DSCN6702 Engraçado, mas pode ficar parecendo que tirei o dia pra escrever o que tenho visto de ruim por aqui. Não é isso, são as circunstâncias dos fatos.

Agora, por exemplo, acabei de ver uma reportagem do Brasil onde toneladas de peixes morreram na Lagoa Rodrigo de Feitas. A indignação não veio por conta disso, pois isso, infelizmente estamos acostumados a ver diariamente em nossas cidades. A indignação veio quando lí que a culpada pelo desastre ecológico é a própria natureza.

Muito interessante isso… A gente vem, destruímos a natureza e daí a culpada é ela por toda a destruição. Seria cômico, se não fosse trágico. Isso é o mesmo que hospedarmos alguém em nossa casa, esse alguém entra no nosso quintal, mata todas as plantas e animais e depois diz que os próprietários são os culpados por ter deixado la as ferramentas usadas na matança. Legal esse raciocínio… Eu gostei!!!

Viajando alguns milhares de quilômetros de distância, chegamos ao Canadá, especificamente em Ottawa. A imagem que eu tinha de quando vim pela primeira vez no país foi da cidade de Vancouver… Cidade exemplar, limpeza impecável. Foi só mudar de lado que percebi o contraste. Andando pelas ruas de Ottawa é uma sujeira só. Latas, copos, papéis e plásticos por tudo que é lado. Isso misturado ao gelo é algo surreal. Acho que nem mesmo em São Paulo já ví tanta sujeira, e olhe que nossa cidade é muito, mas muito suja. Quando chove então…

Fui para Montreal e Toronto, porém fiquei pouco tempo por lá e não pude ter uma idéia mais consistente sobre o assunto. Mas nos locais onde passei, tanto em Montreal, quanto Toronto, me pareceram mais limpas.

A população daqui e muitos dos imigrantes de países como Arábia Saudita, Korea e Índia, fumam EXAGERAMENTE muito. Cheguei a comentar no Twitter que médicos Oncologistas especializados em Pulmão, vão se dar muito bem por aqui. A cada 10 pessoas que vejo nas ruas, pelo menos umas 7 estão com cigarro nas mãos.

E a sugeira que provocam? Depois que chupam toda aquela fumaça cheia de substâncias cancerígenas, jogam o resto do cigarro no chão. Até aqui parece ser algo que TODO mundo faz, inclusive no Brasil. Mas sinceramente eu nunca ví no Brasil, algo parecido com isso… é resto de cigarro pra tudo que é lado. Uma verdadeira porcaria! Diga-se de passagem…

Voltando então ao assunto: A culpada é a natureza. Dia desses estava conversando com uma amiga do curso de Inglês e ela me disse que havia lido que o Canadá é um país tido como exemplo, pois levantou a questão do aquecimento global (no meu ponto de vista assunto contestável), é um país que tem consciência ecológica e com leis que regulam isso, preocupa-se com o meio ambiente e por aí vai.

Mas daí eu questionei: E a população? A que é dona do quintal? Também está realmente engajada com essas questões? Será que eles estão fazendo sua parte? Se acham estão, me desculpem, pois não é o que vejo nas ruas. Será preciso ensinar, e isso deve ser feito no mundo todo, que, Consciência Ecológica, meus amigos, vai além, muito além de simplesmente separar o que é orgânico do reciclável!

Um grande abraço a todos!

Um lado que ninguém conta…

DSCN7810

Especialmente hoje gostaria de dar uma pausa nos meus textos contanto sobre a viagem, pois duas coisas me chamaram atenção aqui em Ottawa. Infelizmente essas duas coisas acabam remetendo ao Futuro desse país!

A umas 2 semanas atrás, estava aguardando uma amiga dentro de um shopping, portanto um local público. Estava parado no hall de entrada e adentra no shopping um casal de namorados e quando estão bem na minha frente, um rapaz com pouco mais de 20 anos vai na direção dos dois e do nada lança um chute na perna do rapaz. Assim como eu o casal ficou sem entender e quem chutou começou a gritar como se ele fosse a vítima e buscasse uma explicação… Após essa cena ele saiu andando em direção à saída como se nada tivesse acontecido. Inacreditável isso!!!

Quando minha amiga chegou, comentei o fato com ela, que me descreveu exatamente o mesmo rapaz dando chutes nas latas de lixo do lado de fora.

Pergunta: O cara é maluco? Drogado? Ou o que? Bebado não estava, era nítido!!!

Já hoje, estava perto do mesmo shopping, porém do lado de fora, quando um rapaz começa a espancar outro a poucos metros de distância. Fiquei olhando aquilo sem entender o que se passava. Tudo começou do nada. O cara já no chão e o outro dando chutes. Simplesmente parou, virou e saiu andando e entrou em uma loja em frente.

Óbviamente a polícia foi chamada, que chamou a ambulância e etc. Mas o cara que espancou, desapareceu. E de novo, aparentava não ter mais do que 25 anos de idade.

Antes eu já observava a juventude daqui… Totalmente transviada e fora dos padrões que conhecemos dentro de nossas famílias. No Brasil, vemos isso diariamente, mas aqui me assustou a quantidade, considerando um país tido como primeiro mundo e com uma das melhores qualidades de vida do mundo.

Tentei pesquisar na internet se existia algum estudo sobre isso, mas infelizmente não consegui encontrar nada. Pelo jeito ninguém está muito preocupado com isso, o que é de se estranhar, pois a coisa é nítida nas ruas para quem quiser ver. Em Toronto não ví muito isso, mas também fiquei pouco tempo lá, mas aqui em Ottawa é algo realmente assustador.

TODOS os jovens que ví nesse local hoje fumavam… TODOS… Inacreditável! Imaginei só ver isso nos filmes, mas não. Aquilo era real. Sinceramente deu medo, pois serão justamente essas pessoas que terão que tomar conta desse país no futuro. Será que vão conseguir? Ou melhor, será que vão sobreviver para tal?

Um último fato que acabei de me lembrar, é que onde moro é um lugar bastante pacato. Porém tínhamos a até poucos dias um casal que moravam no apartamento de baixo, de no máximo 24 anos de idade, com um filho de um ano e poucos meses de vida e um cachorro. Não tinha um dia sequer que não ouvíamos gritos com a criança, gritos e sons de espancamento do cachorro e etc. Minha amiga chegou a ligar para a polícia, mas precisávamos de provas concretas e fica meio complicado isso. Enfim, não tínhamos como fazer nada!

Vejo algumas falhas nos programas do governo aqui e no meu ponto de vista isso prejudica e muito a população. Esse casal, por exemplo, não trabalhavam. Certamente viviam com a ajuda do governo, pois ter filhos aqui no Canadá parece ser um negócio bastante “lucrativo”. Mas enfim, não quero entrar nesse mérito. Minha intenção é mostrar para vocês uma preocupação e um alerta. Como será que esse país estará daqui 20, 30 anos?

Espero estar vivo para ver, mas torço para que não esteja da forma como projeto. Entretanto tenho bastante receio diante do que estou vendo aqui nesses últimos meses.

Abraços!

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora